O Alandroal é uma vila portuguesa pertencente ao Distrito de Évora, região do Alentejo e sub-região do Alentejo Central, com cerca de 1 900 habitantes. Ergue-se a 341 m de altitude. O Alandroal foi elevado à categoria de vila em 1486, por uma Carta de Foral atribuída por D. João II. A vila inclui apenas a freguesia de Nossa Senhora da Conceição. sede de um município com 544,86 km² de área e 6 187 habitantes (2006),[1] subdividido em 6 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Vila Viçosa, a leste por Espanha, a sul por Mourão e por Reguengos de Monsaraz e a oeste pelo Redondo. Ao concelho do Alandroal foram anexados, no século XIX, os territórios dos antigos municípios de Terena e Juromenha.
A povoação de Villarreal, situada no município de Olivença (Espanha), era uma povoação do antigo concelho de Juromenha. O próprio Alandroal é uma das três vilas do concelho, sendo as outras Terena e Juromenha.
A Gastronomia é também um dos pontos fortes da região, com o Pão a ser o rei da mesa. Pratos como as migas alentejanas, a açorda ou as sopas são outras das iguarias culinárias que o Alandroal pode oferecer aos seus visitantes. A tradição culinária da região completa-se com o suculento peixe do rio, que pode ser degustado nos restaurantes do concelho.
GRANDIOSAS FESTAS MINA DO BOGALHO EM HONRA DO PADROEIRO SÃO BRÁS DE MATOS
Feira da região, mostra dos produtos e artesanato , gastronomia, Passeios de Helicóptero num roteiro definido ( volta aos tres castelos ) tendo numas das noites depois de um jantar oferecido por um ilustre municipe, o Paquito veio-me buscar e fui dormir a Vila Viçosa, claro que estivenos até altas horas da madrugada a recordar tempos vividos na nossa Luanda. Há ainda o facto de no último dia ser-nos oferecido a melhor sopa de tomate que degustei em toda a minha vida.
A partir do próximo dia 1 de Setembro e até dia 6, o Alandroal volta a estar em festa, com a Semana da Juventude e as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Conceição.
Com um orçamento bastante inferior em relação a anos anteriores mas procurando manter a dignidade que as festas exigem e a população merece, o município aposta no regresso das festas ao seu local de origem – a Praça da República – no recuperar de tradições e no maior envolvimento dos agentes locais.
Para os dias 1, 2 e 3 de Setembro, dedicados em especial à juventude, a Câmara Municipal de Alandroal, em colaboração com as associações jovens que estão a surgir no concelho, preparou um programa que vai muito além das actividades de diversão e procura envolver os jovens na discussão dos desafios que se lhes colocam nos dias que correm. Exposições temáticas, workshops e uma feira de emprego, vão ajudar a explorar temas como a saúde, o desporto ou as saídas profissionais.
Concertos com José Cid (dia 4) e “Homens da Luta” (dia 3), corrida de toiros, largadas e garraiadas, tasquinhas tradicionais, artesanato, produtos locais e várias manifestações culturais, são alguns dos atractivos com que o Alandroal vai brindar todos aqueles que nos visitam nesta altura.
Zé Antunes
Sem comentários:
Enviar um comentário