De 14 a 26 de agosto realizou-se a 74.ª Volta a Portugal em Bicicleta. Deu-se continuidade a um Verão rico em acontecimentos desportivos de grande relevo. Organizada pela Lagos Sports, a Volta Liberty Seguros começou, este ano, um pouco mais tarde que o habitual para permitir a participação dos atletas nacionais que foram representar Portugal nas Olimpíadas de Londres. No dia 14 de agosto, entre as 14h00 e as 18h00, foi a apresentação das equipas da Volta a Portugal numa emissão conduzida por João Baião, Diamantina Rodrigues e com a colaboração de Carlos Manuel Albuquerque e Marco Chagas. E com reportagem de Catarina Camacho. No final de cada etapa a equipa RTP foi reforçada com a presença de Carlos Manuel Albuquerque e Inês Gonçalves para o rescaldo da etapa.
A Liberty Seguros foi o patrocinador principal da 74ª Volta a Portugal, organização que teve ainda o patrocínio oficial do Banco BIC, Meo, RTP, Edp, Kia, Controlauto, Via Verde, Prosegur e Sical, sem esquecer o apoio das câmaras municipais de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oliveira do Hospital, Oliveira do Bairro, Trofa, Vila Nova de Cerveira, Fafe, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Armamar, Oliveira de Azeméis, Aveiro, Viseu, Gouveia, Sabugal, Guarda, Seia, Leiria, Sintra e Lisboa.
As camisolas para os vários prémios eram patrocinadas pela RTP para o prémio da juventude cor laranja, para o Lider camisola amarela patrocinada pela Liberty Seguros, a camisola azul para o líder do prémio da montanha patrocinada pela meo e o líder dos pontos tinha a camisola vermelha patrocinada pelo banco BIC.
Para esta Volta a Portugal que teve o seu inicio em Castelo Branco saímos da Prosegur em Lisboa no dia 14-08-2012 pelas 10 h 00, ZÉ ANTUNES, HUGO SANTOS, RICARDO CALHAU E ANTONIO CARVALHO a equipa maravilha, seguindo para a Covilhã onde ficamos hospedados no Hotel Natura na Covilhã, onde chegamos ás 13 h 00, com o Hugo Santos a recomendar-nos o Restaurante “NECA” onde degustamos uma boa refeição voltando de seguida ao Hotel para repousar, visto termos que ir para Castelo Branco, onde se iria montar toda a logística para no dia seguinte e dar o inicio da 74º. Volta a Portugal em Bicicleta, no dia seguinte voltamos ao hotel Natura na Covilhã para recolher os nossos pertences e seguimos para Nelas para nos instalarmos no Nelas Parque.
De Castelo Branco, de onde foi dada a “Grande Partida”, à consagração do vencedor, em Lisboa, há um mapa com 11 dias de competição onde, para além dos fatores desportivos, está intrínseca a tão característica animação que a Volta leva às estradas portuguesas. No dia 15 de Agosto, o pelotão realizou o Prólogo disputado no sistema de contra-relógio individual. O percurso no centro da cidade teve pouco mais de dois quilómetros servindo apenas como aperitivo para a dureza dos dias seguintes, mas as diferenças mínimas entre corredores vão estabelecer, desde logo, uma primeira classificação.
Depois de bem instalados no Nelas Parque fui dar uma volta pela vila e almocei no Brazão, telefonando de seguida ao António e à Xana, e a nossa equipa foi jantar a casa deles a São José em Senhorim. Saboreamos uma grelhada mista que estava deliciosa e ai os quatro convivas elogiaram os anfitriões, com o filho de 13 anos a mostrar-nos as suas habilidades numa mini mota, seguimos para as piscinas municipais onde fomos beber o cafezito da praxe.
Em Oliveira do Hospital onde foi a chegada, seguimos diretamente para Fafe, onde conheci a equipa FUNVIC – PINDAMONHANGABA do Brasil
Dorsal 51 - Hector Fabian Aguilar - Uruguai
Dorsal 52 - Magno do Prado Nazaret - Brasil
Dorsal 54 - Roberto Pinheiro - Brasil
Dorsal 55 - Tiago Fiorilli - Brasil
Dorsal 57 - Gregory Panizo - Brasil
Dorsal 58 - Otávio Bulgareli - Brasil
Dorsal 59 - Pedro Autran Nicácio - Brasil
Diretor Desportivo - Benedito Júnior - Brasil
Ainda vi algumas vezes o Cássio Freitas ciclista que alinhou em equipas Portuguesas, tendo ganho uma volta a Portugal, foi o único brasileiro que conseguiu vencer uma volta a Portugal em Bicicleta, a 54ª, em 1992, ao serviço da Recer Boavista, equipa onde conquistou os seus mais importantes triunfos.
Com 47 anos de idade, Cássio Freitas é o diretor desportivo adjunto da equipa brasileira Funvic/Pinamonhangaba, e o seu encanto por regressar a Portugal foi bem evidente: A esta jovem equipa que se deslocou do Brasil para partecipar neste evento, só a destaco aqui , pois é uma equipa da cidade onde minha irmã reside no Brasil.
Na Cidade de Fafe estivemos alojados três dias, onde na segunda noite houve um festival de carros Tuning, todos os carros artilhados com as mais variadissimas decorações e peças extras. Passearam-se pela cidade, sempre com as autoridades poe perto.
Diz a tradição que as chegadas a Fafe fazem-se com muito calor e espetáculo desportivo proporcionado pelos sprinters, atendendo à fantástica reta que antecede a meta. Este ano mudaram a recta da chegada, mas mesmo assim os ciclistas chegaram em pelotão.
Trofa e no Sabugal. Estas são novas referências num itinerário tradicional que Joaquim Gomes, diretor de prova, diz ser “particularmente duro logo na primeira parte da competição com percursos muitas vezes mais exigentes que as etapas de montanha. Mas a grande estrela da Bplta a Portugal Liberty Seguros continua a ser a “etapa rainha “ que linha a Guarda à Torre, em Seia, no ponto mais alto de Portugal Continental.
O primeiro domingo da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros está reservado para uma das mais simbólicas etapas de toda a competição, a subida à mítica Sr.ª da Graça, Monte Farinha em Mondim de Basto. Terminada a etapa jantamos em Mondim de Bastos no Restaurante Paris, e seguimos diretamente para Oliveira de Azeméis, chegando ao Hotel instalamo-nos e para mim foi o melhor hotel de toda a Volta.
Chegados ao sexto dia de competição será a vez de Armamar se estrear como cidade de partida na mais importante prova do ciclismo português antes de terminar em Oliveira de Azeméis.
Terminada mais esta etapa seguimos para Mangualde para o Hotel da Senhora do Castelo.
A anteceder a jornada de descanso, a 6ª etapa promete alguma tranquilidade. A partida será dada em Aveiro e a terminar no fantástico palco que representa a Avenida Europa, em Viseu. Depois da festa do ciclismo, à noite segue-se a festa da música com o grande “Concerto da Volta” com João Pedro Pais! A marcar nas agendas: dia 21 de Agosto pelas 22 h 00, na Feira de São Mateus, um evento realizado em parceira com o Município de Viseu e a Expovis.
Volta RTP em Viseu
No dia seguinte, 22 de Agosto, quarta-feira, a caravana estará de folga. Com o pelotão profissional a recuperar dos muitos quilómetros já pedalados desde Castelo Branco, será o momento dos cicloturistas saírem à rua devidamente equipados para medirem forças na “Etapa da Volta RTP” que tem partida e chegada a Viseu. Já é um clássico esta jornada de convívio dos amantes da modalidade e, à semelhança de outros anos, promete grande animação. Como sempre as emoções na “Etapa da Volta RTP” vão aproximar-se muito da prova real, tendo os cicloturistas oportunidade de viver uma experiência completamente diferente rodeados de várias caras conhecidas do panorama velocipédico nacional.
Seguimos para a Guarda onde nos fomos instalar no também bom hotel o VANGUARDA, lá chegado telefonei a Betty e fomos jantar a um restaurante indicado por ela ao Belo Horizonte, onde degustamos um bacalhau saboroso e estivemos a por a conversa em dia, despedimo-nos pois ela no dia seguinte viria para Lisboa visto ter terminado o seu período de férias.
Gouveia dará a partida para a 7ª etapa tendo o pelotão pela frente um percurso embelezado pela passagem na aldeia histórica de Sortelha e dificultado por uma escalada até à Guarda antes da conclusão no Sabugal que se estreia como final de etapa. Finda esta etapa e como teríamos que rumar a Seia fomos jantar ao Restaurante ROBALO bem dentro da Cidade Histórica do Sabugal
Com o fim da prova à vista estará ainda tudo por decidir e sem tempo para recuperar fôlego, o pelotão vai regressar à alta montanha. A 8ª etapa será rainha, a 24 de Agosto, com um sobe e desce constante na Serra da Estrela. A caravana sairá da Guarda e passando pela Covilhã subirá até às Penhas da Saúde. Depois de treparem os corredores vão fazer a descida sinuosa até Manteigas para daí pedalarem novamente, serra acima, para as Penhas Douradas. Antes da subida por Seia haverá ainda uma passagem por Gouveia e depois, nos quilómetros finais, o espetáculo estará ao rubro a caminho da Torre (Seia) com milhares de pessoas a assistir à chegada dos heróis do asfalto! Inicio da manhã primaveril, mas ao fim do dia levantou-se nevoeiro e chuva tendo a temperatura descido abruptamente, muito frio e chuva para o final daquele dia.
Terminada a etapa da Torre, onde com uma temperatura amena acabamos todos molhados e a tirintar de frio, pois o denso nevoeiro que se abateu ao anoitecer fez com que a temperatura fosse até aos zero graus, e a chuva caisse com intensidade, jantamos na Covilhã e fomos pernoitar a Leiria no Hotel São Luis, onde chegamos ás 23 h 00.
Todos os que sobreviveram à Torre terão pela frente, na 9ª etapa, um contra-relógio, entre Pedrógão e Leiria, para mostrarem o que valem. No fim estará mais definida a classificação geral individual da edição 2012 da Volta a Portugal Liberty Seguros.
Terminado este Contra Relógio já vamos todos para Lisboa, para cada um ir dormir a suas casas e estar com a família, pois reina muita saudade e estamos todos ansiosos de deixar as malas em casa.
No último dia, 26 de Agosto, foi Sintra a apadrinhar a saída da 10ª e derradeira etapa que terminou em Lisboa. O circuito final entre o Rossio e a Avenida da República consagrou o melhor que soube responder às adversidades do maior espetáculo velocipédico do país sendo ele o eleito para vestir a Camisola Amarela Liberty Seguros e erguer bem alto o troféu da 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros!
Capital recebe 2º Passeio da Volta RTP
A culminar a 74ª Volta a Portugal Liberty Seguros, a grande festa do ciclismo irá oferecer uma nova oportunidade de convívio entre todos os amantes da bicicleta. Aproveitando a chegada dos heróis do asfalto à capital, a 26 de Agosto, a organização decidiu brindar os cicloturistas da região da Grande Lisboa com mais uma edição do “Passeio da Volta RTP”.
À semelhança do que aconteceu no ano passado quando esta iniciativa se realizou a primeira vez, este evento assume-se como mais um ponto de encontro da comunidade cicloturista, permitindo aos participantes percorrer algumas das principais artérias da cidade e conhecê-las sob uma outra perspetiva, diferente da azáfama do quotidiano. Com a partida às 12h30, junto ao Marquês de Pombal, o “Passeio da Volta RTP” teve a extensão de 26,9km. Prevê-se que o pelotão cumpra uma média horária entre os 16 e os 20 km/h, estando prevista a chegada cerca das 13h50, o que aconteceu com algumas desistências.
Ao associar-se ao maior evento velocipédico competitivo em Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa continua a apostar na cultura da bicicleta nas suas mais diversas expressões. As duas rodas a pedal são cada vez mais parte da vida da cidade, agora com mais ciclovias e adeptos deste meio de transporte e de lazer. A bicicleta já não é encarada apenas como instrumento de utilização lúdica ou recreativa, mas como um meio de transporte alternativo, individual e não poluente tendo vindo a impor-se como alternativa ao transporte particular e um complemento ao transporte público, em percursos de curta distância. Lisboa está mais ciclável do que nunca com o alargamento da rede de pistas e corredores. São 44 quilómetros cicláveis em segurança distribuídos entre a zona ribeirinha e as áreas e parques urbanos.
Nesta política integrada de mobilidade sustentável, o município oferece 40 novos locais de estacionamento – disponíveis para consulta em http://lisboaciclavel.cm-lisboa.pt.
Nos dois casos, “Etapa da Volta RTP” e “Passeio da Volta RTP” podem participar todos os interessados com idade superior a 14 anos.
As inscrições são feitas online através do site oficial da Volta a Portugal Liberty Seguros em www.volta-portugal.com.
Foram parceiros oficiais a Liberty Seguros, Banco BIC, RTP, EDP, KIA, Controlauto, Via Verde, Sical, O Jogo, Jornal de Notícias, Draft FCB, Rádio Renascença, JC Decaux, Prosegur, AVIS Rent-a-car, Raposeira, Favaito, Adway, Trojka, Copigés, Inatel, Xerox, Shimano, DietSport, Powerbar, Fonte Viva, Diver Lanhoso, Casinha do Pão, Estanhos Dom António, Cision, Institudo do Exército, Fullwear, Ferbar, Comunidade Intermunicipal do Pinhal Litoral, Aldeias Históricas e IPST – Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP.
David Blanco – 5ª Vitória
Teminada esta 74ª Volta a Portugal em Bicicleta ganha pelo David Blanco que somou a sua 5ª Vitória, ficamos á espera da prova do ano de 2013.
ZÉ ANTUNES
2012
|
Excelente relato da nossa grande aventura, que este ano se repita e que a Equipa Maravilha continue em grande.
ResponderEliminarL Marrafa
Vamos fazer que seja tudo excelente e que a Equipa Maravilha esteja em grande
EliminarCá estarei para relatar tudo o que acontecer
Um Grande Abraço a todos
Zé Antunes ( gonçalves )