Sines é uma das localidades portuguesas com maior tradição carnavalesca. A Associação do Carnaval de Sines, constituída no dia 03 de Março de 1993, é o modelo mais recente encontrado para a organização desta festa centenária. Com o contributo do município e das empresas, mas sobretudo com o esforço dos “ obreiros “. Que realizam os carros alegóricos e foliões, que participam nas escolas de Samba e nos grupos de foliões, a comissão leva a cabo o maior carnaval alentejano, caracterizado por um cruzamento entre a sátira lusitana e o “glamour “ do carnaval brasileiro. Entre as medidas tomadas recentemente para melhorar a festa, destaca-se a transferência do corso da Avenida General Humberto Delgado para o cenário panorâmico da Avenida Vasco da Gama, junto ao mar, ocorrida em 2004.
No carnaval de 2008 formamos uma equipe e rumamos a Sines, supervisionados pelo Bandeira, começamos por ir a uma reunião com os responsáveis do evento para recebermos as directivas como haveria- mos de proceder, pois seriamos nós que venderia- mos os ingressos de entrada e controlaria- mos as mesmas.
O mau tempo não se fez esperar e caiu uma tromba de água que adiou o desfile que se iria realizar na avenida, mandou-se o turno anterior para descanso, quando de repente o Bandeira se lembra que o Hermínio estava nos armazéns onde se iria realizar o bailarico à noite, telefona para a equipa que já se encontrava a caminho de Lisboa para regressarem e irem buscar o Herminio, pois era um dos elemento que também iria para descanso.
Nós, com o mau tempo que se tinha instalado aguardamos no dito armazém que serviu de sala de baile durante toda a noite, na manhã seguinte e como o mau tempo continuava e inclusive até se estava a agravar, regressamos todos a Lisboa.
Resumindo nesse carnaval de Sines não houve desfile nem cortejo, tendo os foliões reinado nos recintos onde se efectuaram os bailaricos.
ZÉ ANTUNES
Sem comentários:
Enviar um comentário