quinta-feira, 5 de julho de 2012

VOLTA A PORTUGAL EM BICICLETA


A Volta a Portugal é uma das mais antigas competições por etapas do mundo e das mais prestigiadas do calendário da UCI, que ano após ano, renova a tradição do ciclismo em Portugal. É uma genuína festa popular em que todos participam, quer seja no percurso, nas partidas, nas chegadas, na televisão ou através da internet, vendo os seus ídolos e acompanhando as equipas da sua predilecção num evento de alta competição que cativa os portugueses como poucos desportos o conseguem fazer.  Volta a Portugal em bicicleta é um dos eventos que mais prazer me dá,  pois é diferente de todos os outros, sendo até um dos mais cansativos, mas a reunião do pessoal e o convívio na hora do jantar dá para debelar a canseira diária e no último dia no regresso já começamos a sentir saudades. De todas as voltas que participei desde o ano de 2006 foram todas excepcionais, só guardo boas recordações dos convívios e da sã camaradagem, mesmo do ano em que na Serra da Estrela com a chuva e o nevoeiro não conseguia-mos ver nada à frente dos nossos narizes, valendo na altura os impermeáveis que foram buscar ao Porto.
Claro está que toda a regra há excepção e no ano de 2009 foi a volta que mais me marcou pela negativa, primeiro desapareceram as chaves duma viatura que nos levaria a Viseu, tendo um colega ido a Caldas da Rainha buscar a cópia da dita chave, depois porque alguém se zangou com alguém e foi difícil gerir os comportamentos dessas duas pessoas, tendo inclusive nas  reuniões depois das etapas alguém se recusar a participar pois estava zangado com o colega. Queixas do que se passava e do que não se passava. Na Senhora da Graça que é a etapa mais difícil e que dá mais trabalho, tendo ficado na cidade e na Zona do Clube da Volta, desabafei com um colega sobre tudo o que se estava a passar e ele aconselho-me, não te acanhes e diz tudo ao supervisor. Fim da Etapa vou do centro da cidade para o alto da Senhora da Graça a fim de procedermos à desmontagem das baias que circundavam o circuito, o pódio e tudo o resto que dava apoio a organização, colocação dos efectivos nos postos principais, proibição de deixar de transitar veículos, e começou-se a desmontagem e o carregamento para os respectivos camiões, e na Senhora da Graça ao contrário de todas as outras etapas começa-se pelo fim e os camiões têem que ir de marcha a ré até ao sopé da montanha. Trabalhos a decorrer dentro da normalidade, eis quando nas traseiras do camião aparece uma viatura ao qual o Responsável da organização me perguntou logo se não tinha dado ordem ao colega que estava na posição mais a montante  que não poderia circular viaturas até os camiões estarem nos refúgios, desloco-me para a posição do colega e deparo que ele não se encontra na sua posição estando mais acima e fotografando a paisagem e o pôr do sol, ai enervei-me mas manti  a calma pois não poderia prejudicar a continuação dos serviços. Trabalho concluído dirigimo-nos para jusante onde se encontravam os outros colegas que tinham desempenhado e bem o seu trabalho e todos libertos das nossas tarefas empreendemos a viagem para a residencial que era em Felgueiras, no caminho os dois colegas que estavam zangados começam a degladiarem-se verbalmente e aos  gritos, eu para acalmar a situação ainda me enervei mais, tendo mesmo um deles começado a discutir comigo, sei que comecei a ficar bastante agitado e com suores e calor, mandei parar a viatura e sair para apanhar o fresco do principio da noite, senti-me mal e só recordo o que os colegas disseram que desmaiei e que me seguraram, tendo um colega torcido um pé para me segurar, Estando mais calmo pedi para me levarem ao Hospital para ser medicado. Fiquei lá até os valores da minha tensão serem repostos e fomos para a residencial. No outro dia que era o de descanso levei o colega que passou mal a noite por causa do pé, ao hospital de Guimarães tendo sido  bem tratado. O resto da Volta decorreu normalmente depois de um pequeno ajuste das três  equipas da Prosegur.
 Equipe que participou na volta de 2008
A volta a Portugal em Bicicleta de 2010 foi a volta em que ansioso estava pelo nascimento da Beatriz ( minha neta ) que nasceu no dia 04 de Agosto, foi logo ali comemorado o seu nascimento com toda a equipa da Prosegur da RTP e da Lagos Sport. Tive a visita de vários amigos principalmente em Santo Tirso pois ficamos alojados na Residêncial Carvalhal e a esplanada  do Café Kanimambo dá para se conviver depois de mais uma etapa, tendo a volta deste ano decorrido bem
( pudera com um novo titulo VÔVÔ ).


Na volta de 2011 foi a volta mais ao Norte do Pais, mas foi a volta que percorremos mais kilómetros, começou logo a ida de Lisboa a Fafe onde se iniciaria o Prólogo, mas ai nesse dia tivemos que fazer uma noite, pois estava praticamente tudo montado para a partida e para a chegada, e alguém teria que ficar de vigilãncia ao material que estava montado, principalmente o material de som e os moveis do bar do clube da volta,  indo depois descansar todo o dia, depois foi as habituais viagens de hotel para o evento e deste para o hotel, foi em Mangualde que fui conhecer a praia artificial, tendo convivido com os tios do Pimentel,  numa noite de autêntico verão. Tenho ainda a  registar que depois de concluida a etapa da chegada à Cidade da Guarda, que fomos jantar ao Sabugal a casa da Avó da minha afilhada Cátia, fomos bem recebidos e o manjar estava divinal, saindo dali para a cidade da Covilhã onde pernoitamos no hotel do Parque. Na etapa da Torre estavam à minha espera os familiares da Isabel do I.S.C.T.E. que logo me convidou para o almoço, não me fiz de rogado tendo aceite e à hora da degustação lá apareci e foi um almoço tipo pic nic que estava delicioso. Na etapa da Sertã onde pernoitamos numa residêncial lá onde o Judas perdeu as botas, nessa noite e a convite da nossa colega Liliana Coimbra fomos jantar a casa da Avò onde estavam também os pais e a irmã, jantamos um bacalhau e saboreamos uns doces que estavam deliciosos, tendo depois regressados  à dita residêncial onde só chegamos as duas horas da madrugada pois não sabianos dar com o sitio, acabando essa etapa da Sertã só restava mesmo a da chegada  a Lisboa, ao qual já fomos dormir às nossas casas, tendo terminado mais uma volta a Portugal em Bicicleta.
Zé Antunes

2 comentários:

  1. Este ano a volta é mais tarde, devido aos Jogos Olímpicos.
    Começa dia 15/Agosto em Castelo Branco e termina dia 26 em Lisboa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade vai ser um inicio com muito calor
      mas é a primeira vez que se faz o inicio em Castelo Branco
      Kamdandu

      Eliminar