A história do Rally de Portugal começa em 1975, ano em que sucedeu ao Rally TAP, passando a ser organizado pelo ACP. Um palmarés onde surgem os maiores nomes dos ralis internacionais
UMA HISTÓRIA COM 44 EDIÇÕES
Fundado em 1900, o Automóvel Club de Portugal (ACP) desde sempre dedicou uma atenção muito especial à competição automóvel em Portugal, tendo chamado a si a organização das mais importantes competições dos calendários internacionais.
Não admirou, por isso, que, em 1967, o ACP tivesse levado para a estrada a primeira edição do Rally TAP, competição que rapidamente granjeou enorme prestígio internacional a ponto de, seis anos depois, ter feito parte do primeiro Campeonato do Mundo de Ralis.
Ao longo da sua história, o Rally TAP, e mais tarde o Rally de Portugal, escreveram páginas de sucesso no palmarés do Mundial, a ponto de ter sido considerado por cinco vezes o “Melhor Rally do Mundo” e em 2000 ter sido distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.
Depois da decisão da FIA em retirar a prova do calendário do Mundial, os responsáveis do ACP, desde que a Direcção presidida por Carlos Barbosa foi eleita, não deixaram de apostar no regresso do Rally de Portugal ao escalão máximo, o que foi conseguido em 2007, tendo as estradas do Algarve por cenário.
Fruto da rotação das provas no calendário do Mundial, o Vodafone Rally de Portugal esteve ausente do WRC em 2008 mas voltou em 2009 ao convívio dos grandes eventos internacionais, merecendo os aplausos generalizados de pilotos, equipas e media.
Fomos de autocarro ao estádio Algarve onde se disputava a 1ª etapa do Rally de Portugal e foi um evento bonito pois foi a primeira vez que a prova se iniciava dentro de um Estádio de Futebol, teve muito público que aplaudiam sempre que um automóvel se despistava, ou de algum salto mais espectacular..
Zé Antunes
Zé Antunes
Sem comentários:
Enviar um comentário