sexta-feira, 6 de julho de 2012

RALLY DE PORTUGAL



A história do Rally de Portugal começa em 1975, ano em que sucedeu ao Rally TAP, passando a ser organizado pelo ACP. Um palmarés onde surgem os maiores nomes dos ralis internacionais

UMA HISTÓRIA COM 44 EDIÇÕES

 

Fundado em 1900, o Automóvel Club de Portugal (ACP) desde sempre dedicou uma atenção muito especial à competição automóvel em Portugal, tendo chamado a si a organização das mais importantes competições dos calendários internacionais.
Não admirou, por isso, que, em 1967, o ACP tivesse levado para a estrada a primeira edição do Rally TAP, competição que rapidamente granjeou enorme prestígio internacional a ponto de, seis anos depois, ter feito parte do primeiro Campeonato do Mundo de Ralis.
Ao longo da sua história, o Rally TAP, e mais tarde o Rally de Portugal, escreveram páginas de sucesso no palmarés do Mundial, a ponto de ter sido considerado por cinco vezes o “Melhor Rally do Mundo” e em 2000 ter sido distinguido com o prémio de “Rali com Melhor Evolução do Ano”.
Depois da decisão da FIA em retirar a prova do calendário do Mundial, os responsáveis do ACP, desde que a Direcção presidida por Carlos Barbosa foi eleita, não deixaram de apostar no regresso do Rally de Portugal ao escalão máximo, o que foi conseguido em 2007, tendo as estradas do Algarve por cenário.
Fruto da rotação das provas no calendário do Mundial, o Vodafone Rally de Portugal esteve ausente do WRC em 2008 mas voltou em 2009 ao convívio dos grandes eventos internacionais, merecendo os aplausos generalizados de pilotos, equipas e media.

Fomos de autocarro ao estádio Algarve onde se disputava a 1ª etapa do Rally de Portugal e foi um evento bonito pois foi a primeira vez que a prova se iniciava dentro de um Estádio de Futebol, teve muito público que aplaudiam sempre que um automóvel se despistava, ou de algum salto mais espectacular..


Zé Antunes

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