sexta-feira, 6 de julho de 2012

A. R. D. - OLHANENSE

OLHANENSE


O Sporting Clube Olhanense  é um clube de futebol português da cidade de Olhão. Utiliza como equipamento, camisola riscada preto e vermelho, calção branco ou preto,  surgiu da boa vontade de um grupo de jovens, que passavam os seus tempos livres a praticar futebol, numa altura em que esta modalidade desportiva era praticamente desconhecida. Assim em espírito de divertimento  e desportivismo nasceu em 1912 o futebol na cidade de Olhão, pelas mãos do seu fundador Armando Amâncio.
Depois do início da popularização do futebol, em 1924 o povo olhanense viveu um grande momento, que foi a conquista do Campeonato Nacional, e o Louvor pelo Governo da Nação em 22 de Outubro de 1924,  fazia inicialmente os seus jogos no "Largo da Feira", na Praça João de Deus, algures entre a Ria Formosa e onde estão hoje as Escolas Primárias. A marcação do campo e a montagem das balizas eram feitas no próprio dia de jogo. As balizas desmontáveis eram guardadas debaixo de uma ponte existente na Rua Almirante Reis, no cruzamento com a Rua da Liberdade.  As "marés vivas" eram inconvenientes, impossibilitando por vezes as partidas.
Em 1921 o Olhanense obteve o seu primeiro campo de jogo próprio, o popular "Campo da Cerca", situado na Cerca D. Maria Ventura (nas traseiras da Avenida da República, onde está hoje a Avenida dos Combatentes e a paragem dos Autocarros da Rodoviária Nacional). O primeiro jogo disputado neste terreno foi em Novembro de 1921, e o adversário foi o Sporting Clube Farense, que venceu por 3-0. No dia seguinte, ainda fazendo parte das festividades de inauguração do terreno, o Olhanense venceu o Lusitano de Vila Real de Santo António por 4-2.
A 29 de Março de 1923 o Sporting Clube Olhanense inaugurou o Estádio Padinha, num jogo frente ao seu grande rival de então, o Ginásio Clube Olhanense, partida que terminaria num empate a uma bola. Ali seria a sua "casa" durante seis décadas, e mesmo após a mudança para o relvado do José Arcanjo,  o Padinha continua a ser propriedade do clube, e é onde actuam as camadas jovens do clube. O nome do Estádio foi aprovado unanimemente em reunião de Direcção, e foi escolhido como homenagem a Francisco Padinha, atleta natural de Olhão de projecção nacional, que se destacou nas modalidades de halterofilismo e Tracção à Corda.
Em 1984 o Olhanense inaugurou o seu primeiro campo relvado, o Estádio José Arcanjo (nome do proprietário do terreno, que o ofereceu ao clube) frente ao Portimonense, e é aí que tem disputado as suas partidas nas duas últimas décadas.

Regresso aos Grandes Palcos
Na época 2008-2009, comandado por Jorge Costa, o Olhanense sagrou-se campeão da II Liga, lugar que garantiu a promoção da equipa ao maior escalão do futebol português. 34 anos depois da última presença na então denominada 1ª Divisão, o Sporting Clube Olhanense  re-estreia-se  entre os grandes do futebol português.
Fez-se poucos jogos em Olhão, porque a operativa foi-se reduzindo e acabaram por ficar os efectivos da zona. Dos vários jogos que participei uns ia de Autocarro outros ia de Viatura da Prosegur, e numa dessas idas fomos almoçar a uma Quinta a 5 Kmºs da Auto Estrada A2.  Almoçou-se bem e bebeu-se melhor tudo dentro dos limites e no fim uma siricaia que estava uma delicia, cafés e  finda a degustação de tão saboroso pitéu empreendeu-se a restante viagem.

Zé Antunes

Sem comentários:

Enviar um comentário